Mobilidade Urbana

Em São Paulo, jovens trocam carro e optam pelo transporte público, diz pesquisa

1103889Antes visto como simbolo de status, e para os homens a auto afirmação de sua masculinidade, hoje ser motorista em São Paulo significa perca de tempo nas filas intermináveis de congestionamentos, tempo este que poderia e pode ser usado para outras atividades, como a academia ou mais tempo com os amigos.

Veja também: Maioria considera o trânsito a causa de infelicidade em SP 

Esta linha de raciocínio esta na cabeça dos jovens paulistanos, pelo menos é o que diz uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) onde muitas pessoas desta faixa etária estão deixando o carro de lado e usando mais o transporte coletivo. Mais da metade (57%) dos entrevistados prefere deixar o automóvel em casa, 38% usam o carro só aos fins de semana e 19% abandonaram totalmente o uso do dele.

O estudo foi feito com 600 pessoas com mais de 16 anos. O resultado chama atenção para a mudança de hábito nos últimos dois anos.

De acordo com a pesquisa, mais de 70% dos entrevistados deixaram o carro para andar à pé, de ônibus ou Metrô e quase 85% das pessoas ouvidas na pesquisa consideram o trânsito motivo de infelicidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus