CPTM Trens Regionais

Trem entre SP e Sorocaba vai trafegar em velocidade comercial de 160 km/h e intervalo de 15 minutos

A CPTM realiza nesta sexta-feira (12) duas audiências públicas simultâneas sobre a futura linha de trem regional entre São Paulo e Sorocaba, conforme noticiamos aqui. As apresentações ocorrem nas duas cidades: Em São Paulo às 10h, no auditório do Edifício Cidade I. O endereço é Rua Boa Vista, 170, Centro. Em Sorocaba, será no Anfiteatro do Sorocaba Park Hotel, na Rua Professor Joaquim Silva, 205, Alto da Boa Vista.

sorocaba

Esta etapa do projeto serve para prestar esclarecimentos sobre serviços técnicos de engenharia e meio ambiente. As informações vão auxiliar na elaboração de projetos básicos e executivos pelos interessados em participar da licitação que ainda não foi lançada.

Sabe-se que a linha deve ter 87,65 km de extensão em via dupla, quatro estações sendo Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba. os trens vão trafegar em uma velocidade comercial de 160 km/h.

O tempo de viagem estimado entre a capital e Sorocaba deve ser de 51 minutos, com intervalo previsto de 15 minutos entre trens. Total de 54 viagens estimadas por dia e a tarifa deverá ser inferior ao custo de uma viagem de carro de Sorocaba a São Paulo e competitiva com o valor da passagem de ônibus.

Não existe data prevista para inicio das obras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus