Andar de ônibus na capital paulista parece que fica cada dia mais difícil com ônibus lotados e baixa velocidade comercial. Só nos corredores onde coletivo tem prioridade, a velocidade média é de 15 km/h nos horários de pico.
Toda esta mistura gera muitas reclamações por parte dos usuários, que na sua maioria reclamam de superlotação, comportamento inadequado dos condutores, falta de paradas nos pontos, intervalo excessivo entre ônibus da mesma linha, más condições dos pontos e não realização de partidas.
Mas, segundo a SPTrans, houve queda no número destas queixas no primeiro semestre deste ano, comparado ao ano de 2012. A informação foi passada no telejornal “SPTV” da Rede Globo nesta noite de terça-feira (16).
Na segunda-feira (16) divulgamos uma lista da SPTrans com um ranking das empresas com maior número de reclamação (relembre aqui).
Você pode ajudar
Ainda que a responsabilidade seja por parte da administração pública, o passageiro pode e deve ajudar, denunciando práticas inadequadas ou serviços indesejados.
No Metrô, as duas formas mais rápidas de reportar a ocorrência é pelo celular: Através do twitter no perfil @metrosp_oficial ou pelo SMS denúncia, no número (11) 97333-2252. Você também pode usar o telefone: 0800-7707722 funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30. Se estiver na Linha 4-Amarela o fone é outro: 0800 770 7100 de segunda à sexta, das 8h às 18h inclusive feriados. A ViaQuatro não tem conta nas redes sociais.
Já na CPTM o sms denúncia é o 97150 4949. O telefone é o 0800 055 0121.
Em ambas as empresas, as denúncias recebidas por telefone são encaminhadas imediatamente à Segurança das Companhias. Para denunciar, o usuário escreve uma mensagem com as características do possível infrator, a próxima estação em que o trem chegará, o número do carro. Metrô e CPTM garantem o sigilo absoluto das denúncias.
Já na SPTrans, a forma mais eficaz de protestar é pelo site da empresa. Existem também o telefone 156 e o twitter @sptrans_, porem neste dois últimos canais nem sempre é confiável que sua solicitação será efetivamente atendida. Palavras de quem já ficou na mão com a gerenciadora de transportes.