TAV

Sem trem-bala, investimento para transporte entre Rio e SP deveria ser de R$30,5 bi

Há os que sustentem a ideia de que o trem-bala previsto para ser construído entre as cidades de Campinas e Rio de Janeiro, passando por São Paulo, seja uma obra desnecessária. Mas a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) avaliou o que seria necessário que o país fizesse caso o trem-bala ficasse realmente apenas na promessa.

Até 2044, 18 bilhões de reais teriam de ser investidos na construção de uma nova rodovia que ligasse as duas maiores cidades do país, vendo que a Rodovia Presidente Dutra não suportaria mais a demanda existente.

Aeroporto-lotado-size-598

Mas este não seria o único investimento necessário. 12 bilhões de reais também teriam de ser investidos na construção de um novo aeroporto para cada uma das duas capitais.

Ainda, segundo estimativas da EPL, o fluxo de passageiros entre São Paulo e Rio de Janeiro deve ter um aumento exponencial, que passaria dos 7,8 milhões registrados no ano de 2008 para mais de 50 milhões no ano de 2044.

O trem-bala, que tem previsão de investimento total na casa dos R$35 bilhões, deve ter leilão para definição da tecnologia usada na construção e operador do sistema no próximo dia 19 de Setembro.

Sobre o autor do post

Matheus de Faria

Via Trolebus