A cidade de São Paulo registrou piora nos congestionamentos. Somado as recentes implantações das faixas exclusivas de ônibus, a administração municipal estuda a ampliação do rodízio ainda neste ano de 2013. As informações são do jornal “Folha de São Paulo“.
Os estudos da gestão Fernando Haddad (PT) é incluir na restrição 240 km de vias de fora do centro expandido que hoje têm tráfego liberado. Por exemplo, avenidas como a Aricanduva (zona leste), Eliseu de Almeida (oeste), Inajar de Souza (norte) e Washington Luís (sul). Segundo a CET, os planos seriam experimentar esta ampliação daqui a 2 ou 3 meses.
De acordo com a prefeitura, com o aumento na velocidade comercial dos ônibus será possível apertar o cerco ao carro. Já foram implantadas neste ano mais de 80 km –haverá outros 140 km até dezembro. Com o aumento na restrição também devem ser aumentados os números de radares. Os novos equipamentos possuem mais funções, já estão em licitação e devem operar a partir do segundo semestre.
Segundo o diretor de planejamento da CET, Tadeu Leite Duarte, a inclusão de novas vias no rodízio poderá ocorrer aos poucos, uma de cada vez. “O mais correto é pensar no ano que vem, de uma forma a atingir várias regiões da cidade. Mas, em setembro ou outubro, em algum local já pode acontecer, de uma forma experimental.”