CPTM

O crescimento da demanda de passageiros na CPTM e o atraso da troca da sinalização

tremO número de passageiros que utilizam os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, vem aumentando. De acordo com reportagem da série “Anda São Paulo” da TV Globo,  em 2005 eram 1,3 milhão de passageiros por dia. Hoje são mais de 2,7 milhões.

A linha mais lotada é o Expresso Leste (Linha 11-Coral), que transporta 650 mil pessoas por dia e liga Mogi das Cruzes ao Centro de São Paulo, passando por quatro cidades da região metropolitana São Paulo e em parte da Zona Leste.

De acordo com a Companhia, que foi ouvida pela reportagem,  uma das soluções para melhorar o atendimento e reduzir o tempo de viagem seria comprar novos trens e substituir o sistema atual de sinalização: “Além de comprar novos trens, nós estamos substituindo o sistema de sinalização, que permite a redução do tempo entre uma viagem e outra”, diz o gerente de relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior.

A CPTM está de fato comprando 65 novos trens, mas esta troca de sistema esta atrasada. Em 2007, a empresa fechou financiamento do Bird para implantar o ATC em parte das linhas no valor à época de R$ 200 milhões. O intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010. A Empresa afirma que os cronogramas de implantação desses sistemas foram revistos. Estimativamente, o início da operação ATC/ATO da linha 9 se dará no 2º semestre de 2013; das linhas 7 e 12, no 1º semestre de 2014. Já o CBTC na linhas 8 está previsto para inicio da operação no ano que vem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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