Depois de uma esfriada nas ondas de protestos, uma nova manifestação está sendo organizada, onde mais de 10 organizações estão se movimentando, entre elas o Movimento Passe Livre e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo. A data será no próximo dia 14, uma quarta-feira.
O Motivo: A existência de cartel em licitações de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal.
De acordo com denúncia, 13 empresas são suspeitas de envolvimento na formação de cartel para participar de licitações para aquisição de trens, além de manutenção e construção de linhas ferroviárias e de metrô, em São Paulo e no Distrito Federal. Ao analisar documentos da Siemens (uma das participantes que entregou o esquema), o Cade e o MP concluíram que os cofres paulistas foram lesados em pelo menos R$ 425 milhões.
De acordo com os organizadores, o trajeto será feito no centro, desde a sede da Secretaria Municipal de Transportes, na Rua Boa Vista, até o Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Rangel Pestana.
O grupo se reuniu nesta semana, e as entidades também decidiram apresentar, no dia 6, uma carta aberta à população com críticas que atingem diretamente o governador Geraldo Alckmin e a violência da Polícia Militar:
“Esperamos que haja bastante retorno. Vamos ver se o pessoal ainda está com a faca nos dentes”, diz Ciro Moraes, secretário do Sindicato dos Metroviários.