Futura estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lílas
Metrô SP Tecnologia

Futuras estações da linha 5 poderão ser vistas em 3D

A partir desta quarta, 31, começou a funcionar uma nova Central de Relacionamento da Linha 5-Lilás no Parque das Bicicletas, no bairro de Moema.

A central funcionará de segunda a segunda, das 8h às 20h e contará com telas de 50 polegadas, onde o visitante poderá conhecer cada detalhe, em maquetes eletrônicas 3D, das futuras estações dessa linha: AACD/Servidor, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Hospital São Paulo e Moema, todas com obras já iniciadas. No local, os visitantes também vão poder tirar dúvidas, dar sugestões a agendar visitas às obras.

Futura estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lílas
Futura estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lílas

A primeira das telas permitirá a visualização das estações em 3D na palma da mão. Para isso, os visitantes recebem folders sobre a linha, que devem ser apontados para o monitor disponível no local. Em outra tela, que utiliza a tecnologia kinect, o visitante poderá navegar pelo conteúdo de cada estação literalmente clicando no ar. O clique do mouse é substituído por gestos feitos em frente ao monitor.

A terceira experiência ocorre através de um tablet gigante, do tamanho de uma mesa. Na tela multitouch, um ou mais usuários podem ver todas as características da estação, como acessibilidade, projeto arquitetônico, bicicletário e localização dos acessos principais. A tecnologia da realidade aumentada ficará à disposição também pela internet. Através do site www.realidademetro.com.br, o internauta poderá ver em 3D as novas estações da Linha 5-Lilás, como se estivesse segurando-as.

Para isso, o usuário imprime o folheto com o símbolo do Metrô (que também pode ser retirado em uma das Centrais de Relacionamento), escolhe a estação que deseja visualizar, e o aponta para a uma webcam conectada ao computador. A câmera faz a leitura do símbolo e projeta na tela a estação escolhida. As futuras estações das demais linhas também serão disponibilizadas posteriormente.

O Metrô pretende instalar novas Centrais de Relacionamento nas outras linhas em obras. Na esquina da Av. Chucri Zaidan com a Roberto Marinho já há um posto sendo instalado e deve dar informações da futura linha 17-Ouro.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus