A empresa que vencer o leilão do futuro trem-bala, ou TAV, que ligará Campinas ao Rio, passando por São Paulo, deve arrecadar ao longo dos 40 anos de concessão um valor aproximado de R$ 22,1 bi. Este dado consta em minuta de contrato publicado na data de hoje pela ANTT.
Os R$ 244,1 bilhões se referem à soma de receitas com a exploração do trem-bala, incluindo desde a arrecadação com a cobrança de passagens até fontes alternativas como oferta de serviço aos passageiros nos terminais e estações.
A ANTT fez alterações nas minutas do edital e do contrato do trem-bala. Entre elas está a redução do valor mínimo de referência para o pagamento da outorga pela concessionária, de R$ 70,31 para R$ 68,08. Como a decisão, deve cair o valor da outorga que a empresa operadora vai pagar ao governo pelo direito de exploração do veículo.
O edital mantém, porém, o teto de R$ 0,49 por quilômetro para o valor da tarifa a ser cobrada dos passageiros, o que equivale a cerca de R$ 200 para a passagem entre São Paulo e Rio de Janeiro. Esse valor teto, porém, será reajustado pela inflação registrada até o início da operação do trem-bala.
O primeiro leilão do TAV, que escolherá a tecnologia a ser usada, está marcada para o dia 19 de setembro. O contrato com o vencedor deve ser assinado em fevereiro do ano que vem.