Metrô SP

Metrô desce roda de corte de shield para começar escavação do túnel da linha 5

O Metrô realizou na manhã desta segunda-feira (01), no Poço Bandeirantes, a descida da Roda de Corte do shield, conhecido como megatatuzão, que será utilizado para as escavações da Linha 5 – Lilás do Metrô (Capão Redondo – Chácara Klabin).

O equipamento irá perfurar um túnel do Poço Bandeirantes, na região do Campo Belo, até o Poço Dionísio da Costa, na região da Chácara Klabin, passando pelas estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Este túnel ainda possibilitará a interligação com a Linha 1 – Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2 – Verde, na estação Chácara Klabin.

O megatatuzão, anteriormente usado na perfuração dos túneis da Linha 4 – Amarela, foi reformulado por conta do aumento do diâmetro da linha. Hoje, o megatatuzão pesa 1,5 mil toneladas e seu novo diâmetro de escavação é de 10,58 metros de diâmetro (contra os 9,41 metros da Linha 4 – Amarela). Com ele é possível perfurar de 12 a 15 metros por dia, e escavar uma extensão de mais de 4,8 km de túnel, instalando 3.241 anéis de concreto para sustentação.

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O shield possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Para sua operação, serão utilizadas 180 pessoas, sendo 50 em cada turno de trabalho, além de 30 operários no apoio. O equipamento será montado e testado no Poço Bandeirantes, antes do início de sua operação efetiva, prevista para agosto.

Além do megatatuzão, outros dois shields menores também serão utilizados para a perfuração da Linha 5. Esses equipamentos foram construídos na Alemanha e transportados para o Brasil em navios. Os shields estão sendo trazidos gradualmente até o canteiro de obras na região de Santo Amaro. As duas escavadeiras de menor porte irão cavar o túnel entre as futuras estações Adolfo Pinheiro e Campo Belo.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus