Metrô SP

Governo de SP não entregará nenhuma estação de metrô este ano

{jxmx3ulyceggxe15ws7stjnikvb02s}_sp_metroAssim como em 2012, 2013 passará sem ter nenhuma estação de metrô inaugurada na cidade de São Paulo.

Previstas para serem inauguradas este ano, as estações Adolfo Pinheiro da linha 5-lilás e Oratório e Vila Prudente da linha 15-prata, foram adiadas para janeiro de 2014.

A informação foi confirmada pelo governador Geraldo Alckmin em visita ao Poço Bandeirantes das obras da linha 5, onde está sendo montado o tatuzão.

De acordo com o governador, a previsão é que o novo trecho fique pronto até o primeiro semestre de 2016. “Nós estamos estudando a possibilidade de entregar em etapas, não é simples essa engenharia. Mas o importante é ter os três shields, três tatuzões, operando simultaneamente para entregar o mais rápido possível”, afirmou Alckmin

A estação Adolfo Pinheiro será entregue no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. Apesar disso, os testes guiados devem ter início no fim de novembro.

O governador afirmou que irá a Brasília ainda nesta semana para apresentar um projeto para a construção de mais três novas estações elevadas da Linha 5-Lilás, ligando o Capão Redondo até o Jardim Ângela, que terá 3,7 km de extensão. Segundo ele, o governo federal possui R$ 50 bilhões disponíveis para obras de mobilidade urbana e, caso ele não consiga parte do recurso necessário, o total é estimado em cerca de R$ 2 bilhões, tentará um financiamento.

De acordo com o secretário Jurandir Fernandes, as novas estações serão construídas como obras públicas. “A Linha 5, como ela já está operando, não convém você fazer uma PPP [Parceria Público Privada], com capital privado. É bom continuar de uma vez, toda ela, como sendo uma obra operada e construída pelo Metrô”, justificou.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus