Horas após a divulgação de uma pesquisa onde o prefeito da cidade, Fernando Haddad (PT) teve queda em sua avaliação, que segundo o Datafolha caiu de 34% para 18%, onde os entrevistados avaliaram a gestão dele como positiva (ótimo ou bom), o petista acaba de anunciar novas medidas necessárias, mas que podem torcer o nariz em parte da população que anda só de carro.
Visando aumentar a velocidade média dos ônibus, dos míseros 14 km/h para 25 km/h, Haddad alerta que a velocidade do carro pode diminuir:
“Para o carro, vai piorar e para o ônibus, vai melhorar. Então, o pessoal vai pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem”, afirmou o prefeito. O Petista ainda reafirmou que todas as grandes avenidas da cidade terão o mesmo tipo de espaço reservado para o Ônibus: “Onde quer que tenha três faixas, a ideia é segregar uma para ônibus. Não é justo que o transporte de dois terços dos trabalhadores não tenha pelo menos um terço das faixas disponíveis”, disse.
A capital paulista deve ganhar 220 quilômetros de faixas exclusivas até o final deste ano.
Veja o cronograma de inaugurações das próximas faixas exclusivas:
Marginal do Pinheiros (extensão de 21 km): primeiro trecho começa a operar na segunda-feira, 1.º de julho. O segundo trecho no dia 8 de julho e o terceiro e último trecho no dia 15 de julho
Avenida Paulista e Avenida Doutor Arnaldo (4,8 km): abre no dia 15 de julho
Rua Brigadeiro Gavião Peixoto (900 m): inaugura dia 22 de julho
Rua Ibitirama (400 m): começa a funcionar no dia 22 de julho
Eixo das Avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia (5,2 km): abre no dia 25 de julho
Avenida Sapopemba (4,6 km): passa a funcionar dia 29 de julho
Rua Loefgreen (1,4 km): abre dia 29 de julho
Avenida 23 de Maio (8,7 km): passa a operar no dia 5 de agosto
Eixo das Avenidas Bandeirantes, Washington Luís, Interlagos, Jangadeiro e Teotônio Vilela (13 km): abre em 12 de agosto.