Não foi desta vez. Moradores do zona norte e oeste de São Paulo vão ter de esperar mais tempo para usar o Metrô como meio de deslocamento. Sim, estou falando da Linha 6-Laranja, cujo o edital já foi relançado e não houve interessados em tocar a PPP da Linha.
Só para melhor explicar: O Governo realizou nesta terça-feira uma concorrência internacional para a implantação das obras civis e sistemas, fornecimento de trens, operação, conservação e manutenção e expansão da Linha 6, mas não houve interessados na audiência pública marcada. De acordo coma Revista ferroviária, a sala da sessão estava cheia sim, mas apenas com funcionários das empresas ligadas ao Metrô ou dos órgãos do governo. Também comparecerem representantes da CAF, Alstom, Tejofran, Queiroz Galvão, OAS, Odebrecht, Elevadores Atlas, Banco Mundial, entre outros.
Remodelação do edital
O Governo já havia tentando lançar a PPP, mas a pedido das próprias empresas, adiou a contratação. Entre estas mudanças para torna-lo mais atrativo estavam, a garantia por desastres naturais, como terremoto e queda de meteoros, e a participação do governo nos custos de desapropriações mais caras do que o estimado. Segundo ainda a revista, as empresas interessadas no projeto estavam preocupadas com a questão das desapropriações, que são consideradas um grande risco financeiro, pois moradores atingidos podem contestar valores na Justiça.