Monotrilho

Governo do Estado lança consulta a edital da Linha 18-Bronze do Metrô

O Governo do Estado lança nesta quinta-feira (4) a consulta pública do edital para a Parceria Público-Privada (PPP) de construção da Linha 18-Bronze do Metrô, um monotrilho que ligará São Bernardo do Campo até São Paulo. O documento está disponível já nesta sexta-feira (4) no site www.stm.sp.gov.br durante 30 dias.

A previsão da Secretaria de Estado dos Transportes é receber as propostas das empresas concorrentes em novembro e assinar o contrato com a vencedora em dezembro. A previsão das obras é para o início de 2014.

Monotrilho1

Em sua primeira fase, o ramal terá 14,9 quilômetros de extensão operacional (de um total de 15,7), com 13 estações. O valor total previsto é de R$ 3,5 bilhões, sendo 55% de verba pública e o restante investimento do setor privado.

Neste primeiro momento serão 26 trens para atender à demanda diária estimada de 314 mil passageiros. Também será construído pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal e um estacionamento para três trens ao longo da linha.

Sobre a segunda fase, ainda é uma incógnita, já que anteriormente o governo do estado tinha garantido a chegada do monotrilho para o bairro do Alvarenga sendo a segunda fase da linha. Agora o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse em entrevista ao jornal Diário do Grande Abc que o prolongamento está previsto, mas ainda será discutido ao longo dos 48 meses de obra da primeira etapa do projeto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus