CPTM Metrô SP Tecnologia

A promessa não cumprida de wi-fi na linha 4-Amarela

Quem anda de Metrô, principalmente na Linha 4-Amarela em São Paulo, e acompanha o noticiário de transportes, e viveu toda a onda de inaugurações do ramal metroviário mais jovem da cidade, bem lembra que foi prometido internet sem fio nos trens.

Pois bem, já se passaram quase 3 anos da abertura de suas estações, e a linha amarela ainda não possuí wi-fi. E parece que a promessa caiu no esquecimento. Mas procurando na internet, encontrei a justificativa sobre a mudança nos planos:

“A maioria das nossas viagens é curta, as pessoas não ficam muito tempo dentro dos trens. Por isso a internet não se mostrou viável economicamente. Por enquanto, está fora do nosso radar”, disse o presidente da ViaQuatro, Luís Valença em 2011.

Ele até pode ter razão no que se refere a tempo de permanência do usuário na linha amarela. No entanto, muitos passageiros vem de outros ramais, as vezes com viagens que podem passar de uma hora, o que se mostra que toda a rede metroferroviaria é carente de uma rede sem fio de internet.

O próprio Metrô possui uma atuação presente nas redes sociais, muitas vezes até mais rápida e ágil em relação aos outros canais no atendimento de seus usuários, mostrando a importância deste atendimento.

Wi-fi-gratis-Metro-Londres1

A funcionalidade não é artigo de luxo: 120 estações de Metrô de Londres possuí internet. A Virgin Media, responsável pelo serviço,  diz que o serviço de internet “permite que milhões de residentes e visitantes acessem sites e destinos onlines e fiquem atualizados quando a notícias e eventos, revisem os melhores lugares para almoço e descubram ótimas atrações em Londres a partir de seus celulares, tablets, laptops e dispositivos conectados”.

Já no Metrô de São Paulo, malema pega o 3G

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus