Metrô SP Monotrilho Trólebus

Nota de esclarecimento sobre reportagem da Linha 18-Bronze

Na segunda-feira (24) publicamos uma notícia um tanto quanto polêmica sobre a construção da Linha 18-Bronze do Metrô, onde declarações do ex-presidente do Metrô e atual secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos do Estado, Peter Walker, dão conta de que o Monotrilho simplesmente pode não chegar até o destino final no bairro do Alvarenga, em São Bernardo do Campo, por conta de uma concorrência entre o modal e o corredor de trólebus operado pela Metra. Peter afirmou que o estado não pode ser irresponsável com o contrato da empresa que opera o corredor metropolitano. Em outras palavras ele disse que haveria uma sobre-posição dos sistemas, e prejuízos para a Metra.

Mas, as declarações não foram bem aceitas por alguns moradores da região. A repercussão foi tamanha, que grupos do ABC marcaram um protesto cobrando melhorias para a Mobilidade na região, entre elas a chegada da Linha 18 no bairro do Alvarenga, citando o Via Trolebus como fonte. O protesto ocorre no Paço Municipal da cidade no dia 1º de Julho às 17h00. (Página do ATO no Facebook)

Queremos esclarecer que não somos a fonte desta notícia. Apenas replicamos, com a nossa visão, uma matéria do jornal “Diário do Grande Abc”, conforme foi relatado na postagem, inclusive com o link para a página da publicação original (clique aqui).

GEDSC DIGITAL CAMERA

Link da notícia: http://www.dgabc.com.br/Noticia/463876/linha-18-bronze-ate-o-alvarenga-tem-chance-de-ficar-so-no-papel?referencia=minuto-a-minuto-topo

Nós apoiamos tais manifestações que chamam as autoridades a oferecerem o que é nosso por direito, afinal pagamos impostos (caros) por isso. Mas não queremos ser injustos com o jornal que desenvolveu a reportagem.

Todavia a discussão é valida, e a região carece de mobilidade, e devem haver outras alternativas para o Metrô chegar ao seu destino, antes prometido pelo governo, como por exemplo, em direção à Av.Lucas Garcêz, passando pela Via Anchieta, Av. Robert Kennedy, Praça Giovanni Breda, Estrada dos Alvarengas, até o Hospital de Clinicas Alvarenga. Bem, o Metrô possuí funcionários capacitados que podem dar outras alternativas para a questão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus