CPTM Metrô SP SPTrans

MPL organiza protesto contra aumento na tarifa de transportes nesta quinta (6)

atocontraoaumento_1O Movimento Passe Livre prometeu não deixar barato o aumento na tarifa de ônibus e nos transportes sobre trilhos. O Movimento que luta por um transporte sem tarifas, afim de promover a integração da população, deve realizar um ato nesta quinta-feira (6) no Teatro Municipal  com concentração a partir das 17h.

De acordo com o MPL, trata-se de uma injustiça! Com constantes aumentos, aumenta também o número de pessoas excluídas do sistema de transporte. O Movimento diz que em 2010, já eram 37 milhões de brasileiros que deixavam de usar o ônibus todo dia por não ter dinheiro. O Movimento conta que não ter acesso ao transporte significa não ter acesso à cidade: dependemos da condução para ir e voltar do trabalho, escolas, hospitais, visitar amigos, etc.

“Cobrar pelo uso do transporte – que deveria ser público – e ainda aumentar esse preço é uma escolha política pela exclusão, que só beneficia os cofres dos empresários de ônibus. Quando se trata de mobilidade urbana, o poder público continua investindo a maior parte em grandes obras viárias que só beneficiam o carro. Enquanto isso, a passagem continua subindo, atendendo às exigências dos empresas que exploram esse serviço.” –  diz em seu site oficial.

O Movimento acredita que é sim possível barrar este aumento. Lembra que nos últimos anos, a população de várias cidades do Brasil saiu às ruas para protestar e conseguiu forçar suas prefeituras a abaixar o preço da passagem, como em Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Teresina, Natal, Aracajú e Taboão da Serra.

Protestos

Nos últimos dias vários bairros de São Paulo tiveram mobilizações populares contra o tal aumento, como em Pirituba, D. Pedro, M’Boi Mirim. O grupo fez panfletagens no centro e no Campo Limpo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus