Mobilidade Urbana

Carros são os grandes vilões da poluição do ar em São Paulo

charge_carro_terra_poluicaoOs carros são considerados os grandes vilões da poluição do ar na cidade de São Paulo. Segundo Carlos Lacava, gerente do departamento de desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade da Cetesb “Não existe carro que não polui, todo carro polui. Em uma frota de cerca de 7 milhões de veículos como temos na região metropolitana de São Paulo, cada um tem a sua contribuição”.

Estimativa da Cetesb apontam que em média mais de 1,5 milhão de toneladas de monóxido de carbono, 386 mil toneladas de partículas de hidrocarbonetos e 367 mil toneladas de óxidos de nitrogênio, entre outros dos principais poluentes são despejados por ano na atmosfera na capital paulista. A maior parte deles vinha dos motores e tubos de escapamento de carros de passeio.

“Normalmente, as concentrações de poluentes ficam mais altas onde o tráfego é maior, principalmente onde há tráfego pesado”, diz Lacava. O gerente da Cetesb explica que o problema do impacto da poluição sobre o organismo das pessoas passa pelo tempo que a pessoa fica exposta ao ar poluído durante o dia. “Quem está preso no congestionamento inala mais poluentes do que quem está de passagem”. (Com as informações de Uol)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus