Metrô SP

BNDES libera empréstimo para extensão da Linha 2-Verde do metrô até a Vila Formosa

Linha 2 VerdeO Governo Paulista conseguiu financiamento do BNDES de R$ 2,3 bilhões para expansão do Metrô, sendo R$ 1,5 bilhão à expansão da linha 2-verde. Os recursos irão para a obras no trecho de 5,5 quilômetros entre a estação Vila Prudente e Vila Formosa. Apesar do governo anunciar a construção até a Dutra, é mais provável que a extensão de 13 km entre a Vila Prudente e os limites entre a capital e Guarulhos seja divida em 2 fases. A aprovação contempla apenas quatro novas estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa), um pátio para o estacionamento das composições e a aquisição de 17 trens.

Atualmente o ramal Verde liga a Vila Prudente até a Vila Madalena, e transporta 515 mil pessoas por dia. Ao final da primeira fase da expansão, estima-se que o número de passageiros passe para 1,2 milhão, ou seja, mais do que o dobro do volume atual.

A expectativa do governo era entregar a extensão até a Vila Formosa em 2017. Entretanto todos sabem que a Linha nem começou a ser construída, fazendo com que este prazo caia por terra. (Imagem de William Molina)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus