CPTM

Queda de Braço entre CPTM e CAF

Série 7000 da CAF - Imagem de Wesley SouzaConforme noticiamos nesta terça-feira, a CPTM suspendeu o processo de licitação de compra de 65 trens novos, tudo por que uma liminar na justiça impede o processo. Esta representação é de uma empresa que participa da licitação, a CAF (mesma que produziu os trens das séries 7000, 7500 e 8000, além das frotas H e P do Metrô)

Veja também: CAF, CNR e o consórcio Hyundai Rotem-Iesa apresentam propostas para fabricação de trens novos da CPTM

O desembargador Venício Salles, do Tribunal de Justiça da São Paulo acatou o pedido da CAF: “com a consideração dos favores fiscais conferidos às empresas estrangeiras, para nivelar (caso exista desnível) a situação entre as concorrentes nacionais e internacionais” – diz o desembargador.

Segundo o advogado Anivaldo dos Anjos Filho, que representa a CAF, a vantagem para as estrangeiras está nos impostos de importação. “Dão uma vantagem de 15% para as empresas estrangeiras”, afirma.

Já a CPTM recorreu a justiça: “A CPTM está recorrendo na Justiça para derrubar a liminar concedida às empresas, mantendo as regras estabelecidas pelo edital”, diz a empresa, em nota.

Enquanto isso, os envelopes com o preço dos trens vão continuar lacrados. A CAF é a única empresa que continua no processo, contra três fabricantes de trens da Ásia.

A companhia rebate as acusações de favorecimento. Diz que benefícios de importação previstos em lei estão sendo usados “indevidamente por algumas empresas nacionais para difundir a falsa impressão de que a licitação é direcionada”. Diz ainda que “lamenta que argumentações sem fundamento legal acabem por atrasar o processo licitatório e a aquisição dos trens, o que causa prejuízo à população”. (Com as informações de “Agência Estado” | Imagem de Wesley Souza)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus