Ciclista

Parque do Ibirapuera zera roubo de bikes em abril

IMG_4712Depois de bater o recorde de roubo de bikes em janeiro, o Parque do Ibirapuera conseguiu zerar no mês de abril. Em todo 2012, houve 31 roubos. Só em janeiro deste ano foram 13. Em fereveiro foram 11 e em março 3.

A onde de roubos chegou a afugentar ciclistas do parque.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o número de furtos zerou em abril após o efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) ser reforçado na região há cerca de dois meses.  O número de guardas passou de 120 para 194. Outros cem homens da Inspetoria de Apoio Especial também foram deslocados provisoriamente ao parque. Os 294 agentes são divididos em quatro turnos.

Para aumentar a segurança das bicicletas, Milton Persoli, diretor do Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, afirma que há um projeto de criar um espaço fechado para estacionar as bicicletas com o nome provisório de Guarda-bike. Para ser implantado, no entanto, é preciso aprovação do Condephaat (órgão estadual de preservação do patrimônio histórico).

Se aprovado, o Guarda-bike vai passar ao parque a responsabilidade pelas bicicletas, o que hoje não acontece. Haverá lugar para estacionamento de 300 a 500 bicicletas e os ciclistas receberão senha de controle. “O número de vagas é insuficiente, mas esse é um primeiro teste de um projeto piloto junto com a GCM. Depois vamos expandir”, diz

Por Caio Lobo com informações da Folha de São Paulo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus