Trem de Carga Trens Regionais

Novas pistas da Imigrantes e o atraso do Ferroanel e Trem Regional

A partir desta segunda-feira (27), o motorista que trafegar no sentido São Paulo da Rodovia dos Imigrantes, contará com duas novas faixas. Segundo a Ecovias, empresa que administra a rodovia, as novas faixas se estenderão do km 39 até o km 26, no acesso ao Trecho Sul do Rodoanel.

A capacidade da rodovia será ampliada em 40% no trecho com as novas faixas de rolamento: “Quatro mil veículos a mais por hora poderão trafegar no sentido da região metropolitana de São Paulo. Isto vai significar aproximadamente 15 a 20 minutos de redução no tempo de viagem, principalmente nos feriados e finais de semana”, afirmou Theodoro de Almeida Pupo, diretor de investimento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado de São Paulo (Artesp).

Novas pistas Imigrantes

No entanto, os esforços do governo estadual em aumentar a velocidade dos carros no eixo São Paulo – Baixada Santistas nos ultimos anos não vem dando conta da demanda de veículos, além do grande fluxo de caminhões. O gargalo no escoamento das mercadorias vindas ou enviadas ao porto de Santos, que passam pela capital paulista esta cada dia mais apertado. Há atrasos nas concessões de ferrovias do governo federal, e isso pode acabar por despejar mais 200 mil caminhões por ano nas estradas do Estado de São Paulo, principalmente no Rodoanel, a partir de 2015, ampliando a dependência do porto de Santos do transporte rodoviário. Grande parte dessas mercadorias usam justamente o sistema Ancheita – Imigrantes para fazer a ligação entre Santos e o Rodoanel.

Atraso duplo em ferrovia

Não apenas o ferroanel, mas um trem regional que ligará a capital paulista a Santos já tem atrasos e relação a sua promessa inicial. O Governo Paulista previa inicialmente a operação do ramal ferroviário, que vai desafogar o fluxo de passageiros do sistema Anchienta-Imigrantes, em 2015. Entretanto a licitação do serviço deve ocorrer em outubro deste ano, e as obras não ficarão prontas antes de 2018.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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