Mobilidade Urbana

Linha 4 do MetrôRio já provoca mudanças na Barra

metro_tratAs obras da linha 4 do MetrôRio, inciadas em junho de 2010, continuam em ritmo acelerado e dentro do cronograma (diferente das de São Paulo). Eu, que estive no Rio de Janeiro no mês passado, pude comprovar isto.

Num trabalho que exige cuidado e paciência, todos os dias são realizadas quatro detonações na pedra que ligará a Barra à Gávea. Ao ritmo de quatro metros avançados a cada dia, até agora já foram abertos cerca de 4.700 metros. Ao todo, a Linha 4 terá cerca de 16 mil metros.

Na estação Jardim Oceânico, as paredes-diafragma (de contenção) estão concluídas, e iniciou-se a escavação do corpo da estação. Começou também a construção de um dos acessos à estação, que ficará na Avenida Armando Lombardi, entre a Unimed e a antiga Drogasmil, no sentido Recreio. O terreno onde será construído o acesso foi desapropriado recentemente, e, agora, as galerias vão tomando forma.

Além de expectativa de melhora de fluxo, as obras ja mexem com o comércio que ja se prepara para a futura demanda.

De acordo com representantes do estado e do consórcio Rio Barra, o valor estimado da implantação da Linha 4 é de 8,5 bilhões, sendo R$ 7,5 bilhões do estado e R$ 1 bilhão da concessionária. A previsão é que, só em 2013, sejam gastos R$ 1,8 bilhão no projeto.

As escavações do túnel do metrô no trecho entre a Barra e a Gávea seguem em duas frentes. Na da Zona Sul, os operários já ultrapassaram a Pedra da Gávea. As duas frentes devem se encontrar em outubro deste ano.

O passageiro poderá seguir, sem baldeação, do Jardim Oceânico até a estação Uruguai, na Tijuca. O tempo de viagem entre Ipanema e Centro será de 18 minutos, enquanto o trajeto Barra-Ipanema será feito em 15 minutos, segundo o Consórcio Rio Barra.

Quem quiser ver de perto o canteiro de obras pode se informar sobre visitas guiadas pelo telefone 3389-2100 ou pelo e-mail [email protected].

Por Caio Lobo com informações do jornal O Globo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus