SPTrans

Decreto de Haddad amplia limite permitido para lotação de ônibus em SP

22012013greveonibus0030Foi publicado no no Diário Oficial da Cidade, um decreto do prefeito Fernando Haddad (PT) desta quinta-feira, 9, onde é feita uma reorganização da licitação dos serviços de ônibus na cidade de São Paulo. Os atuais contratos com os operadores dos coletivos na capital vencem em julho. Entre outras disposições, uma diretrizes que chamou a atenção são as técnicas, que os veículos devem passar a obedecer, como a capacidade de lotação.

A partir da nova licitação, todos os tipos de ônibus (mini, midi, básico, padron, articulado e biarticulado), com exceção dos mini, poderão transportar até seis passageiros em pé por metro quadrado, o limite aceitável segundo a legislação brasileira. Já nos miniônibus, menores e mais compactos, a taxa é de até quatro pessoas por metro quadrado.

Mas, a Prefeitura elevou o número absoluto total de passageiros que cada ônibus pode transportar. Em alguns casos, isso aconteceu sem que as dimensões dos coletivos tenham sido ampliadas.

Anteriormente, de acordo com manuais técnicos da própria São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia o serviço de ônibus na cidade, os ônibus da categoria básico podiam levar até 65 passageiros, entre os sentados, os de pé e os cadeirantes. Agora, a quantidade sobe para 75. Porém, o comprimento do ônibus continua basicamente o mesmo, de cerca de 12 metros.

Já os ônibus articulados, que antes tinham que de dispor de “capacidade mínima de 100 passageiros”, agora poderão transportar, no máximo, de 111 a 171 pessoas, dependendo de seu tamanho, que pode variar 18,6 metros a 23 metros.

Os biarticulados, por sua vez, subiram de uma capacidade mínima de 160 passageiros para capacidade total média de 198 pessoas. O comprimento, porém, continua seguindo os velhos parâmetros: de até 27 metros.

Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus