Ciclista

A cada hora um motorista é multado por desrespeito ao ciclista em SP

cilcista_A lei que visa proteger ciclistas contra condutores que não respeitam as bicicletas pegou, tanto que, de acordo com a CET, um motorista é multado a cada hora, em média. O programa lançado pela prefeitura visando proteger os ciclistas completa um ano nesta terça-feira, 14. Até o fim de março – o dado mais atual -, foram aplicadas 8.844 multas para condutores que não deram preferência às bicicletas.

Na mesma linha, a companhia que monitora o trânsito na capital paulista fez um balanço das mortes de trânsito na semana passada, sendo que dois ciclistas morreram atropelados em janeiro e fevereiro na cidade de São Paulo – média de um por mês. No ano passado, quando foram registradas 52 mortes, a taxa era maior – de 4 ciclistas por mês.

Depois da medida, os agentes de trânsito passaram a priorizar infrações previstas em três artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): 169, 197 e 220. A primeira fala que dirigir “sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. Já a outra diz que o ato de deslocar o veículo para a faixa mais à direita no instante de manobrá-lo. Por fim, está a não reduzir a velocidade antes de ultrapassar um ciclista.

Segundo a CET, tais condutas podem favorecer acidentes envolvendo o ciclista, que é mais frágil. Entretanto, enquadramento que trata diretamente da segurança dos ciclistas, anotado no artigo 220, só rendeu 19 multas no período – uma a cada 15 dias, aproximadamente.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus