Cada vez mais comuns nas linhas de Metrô em São Paulo, as novas composições ou as reformadas, possuem ar refrigerado visando o alívio da temperatura nos horários de pico quando os trens transportam um grande número de passageiros.
Entretanto, com um sistema que beira os 5 milhões de usuários por dia transportados, é cada vez mais comum algum tipo de falha ou intereferência que acarreta na interrupção momentânea dos serviços. Em alguns casos, como a queda de objetos na via, é preciso desligar a energia para reparos. Nestes casos, o passageiro que esta em uma das novas composições passa a ter um problema a mais, já que estas não possuem janelas que possam ser abertas para ventilação, uma vez que o ar condicionado desliga sem o fornecimento de energia.
Pensando nisto, o Metrô nos informou que devem começar a ser instaladas sistema basculante de janela, para evitar que usuários descerem na via. A companhia deve começar os testes com a frota G, que circula nas linhas 2-Verde e 3-Vermelha. Para quem não sabe que trem é, trata-se dos novos com o salão de passageiros na cor verde, fabricados pela empresa Alstom.
Se der certo, o Metrô deve ampliar a funcionalidade para as outras frotas.
Por Renato Lobo, colaboração de Ricardo Milani.