Atualizado em 15/04
Por mais que acreditamos que a solução para mobilidade esta no transporte público, sabemos que muita vezes não é fácil se deslocar em São Paulo, seja pelos ônibus lotados, itinerário que não são lógicos, e principalmente por má prestação de serviço. Teoricamente quando se deparamos com este ultimo ponto levantado, o dever como cidadão é recorrer ao órgão municipal que fiscaliza a operação dos coletivos. Mas é quando nem esta empresa funciona?
Em fevereiro estava, uma senhora e eu esperando um coletivo da linha 172U (Mooca – Cemitário Pq. dos Pinheiros) em uma praça do bairro da Mooca. Para nossa surpresa (ou não, por que já ouvi outros relatos similares) o motorista cortou o caminho deixando nós dois para trás em uma noite de domingo chuvosa. Imediatamente reclamei à SPTrans via twitter sobre o ocorrido. Não obtendo a resposta, recorri ao site da empresa e abri o chamado.
Após 15 dias do ocorrido e nada da resposta, recorri novamente ao twitter da empresa para cobrar esclarecimentos. A mesma me disse que que em média de 20 dias teria a resposta:
Passados estes 20 dias, adivinhem? Nada da resposta! Mais uma vez recorri a empresa via Twitter. Desta vez a SPtrans disse que “A Central de Relacionamento esclareceu que houve um erro no sistema. A área de TI trabalha p/ sanar a anomalia”. A reclamação está em trâmite. A previsão é que em 15 dias você tenha um parecer”.
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Apenas no dia 15 de abril a SPTrans nos respondeu via twitter que “A permissionária nos informou que o operador foi desligado”
Outro caso
Nosso parceiro Anderson Ricardo, que possuí um serviço chamado “Sardinha Express” com uma conta atuante no twitter que informa o status do transporte na RMSP, inclusive com menção recente no jornal “O Estado de São Paulo”, divulgou em seu blog que também teve problemas deste tipo com a gerenciadora de transportes na capital paulista:
“Foi aberto na Central de Atendimento uma reclamação em relação a linha 273-R 10 Jardim Robru-Metrô Artur Alvim no dia 13/03/2013 e hoje 13/04/2013 após 1 mês desta ocorrência têm como status em análise,esta linha vem apresentando demora na partida de coletivos por volta de 23h00 em dias da semana no sentido bairro”
De acordo com o Blog, a demora chega em até 35 minuto. Neste caso, a SPTrans respondeu ao Anderson que deveria aguardar a análise.
Não medimos outras reclamações que tiveram este mesmo desfecho. Mesmo assim, é muita coincidência que duas reclamações feitas por parte de blogueiros tenho tido este tratamento por parte da SPtrans.
A propósito, em Junho teremos novo reajuste na tarifa de ônibus.
Por Renato Lobo