Trem de Carga

Obras do Rodoanel Norte já começaram. E o Ferroanel?

Paranapiacaba - Imagem de Wesley SouzaAs obras do Rodoanel Norte começaram no mês de passado mas até agora nada do Ferroanel Norte, que seria construído em parceria para diminuir os custos, visto que ambos estarão lado a lado.

Mas a sincronia entre Governo Federal e Estadual não avança e o que tudo indica as duas obras não deverão ser feitas ao mesmo tempo visto que as obras do Rodoanel já começaram e o Ferroanel nem sequer teve edital lançado.

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) quer que o Governo Estadual faça uma readequação do projeto do Rodoanel Norte para incluir obras da ferrovia. Em carta enviada à administração paulista, a empresa do governo federal argumenta que se a terraplenagem for feita isoladamente, o custo do projeto ferroviário poderá subir até R$ 1,5 bilhão. Se as obras forem feitas juntas, o valor do Rodoanel terá acréscimo de R$ 300 milhões. O Governo de São Paulo quer que o custo a mais da terraplenagem seja paga pela União.

Segundo a Dersa, estatal responsável pelo obra viária, a resposta já foi enviada a EPL que avalia um aditivo para repassar os valores. Agora o assunto está sendo tratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Pouco burocrático né?

Uma fonte do Planalto afirma que a negociação esta em fase de análise dos aspectos jurídicos da transação – ou seja, do repasse dos custos adicionais do Rodoanel pela União. Do lado da administração paulista, se a contrapartida for aceita, haverá necessidade de fazer uma revisão dos contratos feitos com os vencedores da licitação de construção do Rodoanel, fechada em fevereiro.

O Ferroanel deverá ter 2 trechos, o Norte e o sul. O Norte é o que deve ter maior movimento e deverá movimentar 40 milhões de toneladas até 2040.

A via exclusiva de trens de carga é essencial para o estado pois, hoje, para se chegar no Porto de Santos, os trens necessitam usar as linhas da CPTM.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus