O Governo do Estado mantêm a previsão de inicio da operação assistida em horário reduzido do Monotrilho para este ano, entretanto, de acordo com o gerente da Linha 15-Prata, Paulo Sérgio Meca, e o chefe do Departamento de Obra Civil do empreendimento, José Arapoty Prochno, a obra já soma mais de dois anos de atraso em relação ao prazo dado pelo então governador José Serra (PSDB) na ocasião do anúncio do início das obras na avenida Anhaia Mello. As informações foram reveladas pelo jornal “Folha de Vila Prudente”.
O Metrô conta que em abril de 2014 o monotrilho terá a operação plena.
Estes atrasos se dão pelo fato de um readequação a pedido da SPTrans (São Paulo Transportes) do novo terminal de ônibus na Vila Prudente, e foi preciso fazer uma nova licitação. Todo esse processo atrasou os serviços em cerca de um ano e meio.
Quando as obras forem entregues, a população terá três terminais (Central, Norte e Sul) de ônibus, além das duas estações de modais sobre trilhos (Metrô e Monotrilho). No canteiro da Anhaia Mello, sob a parada do trem aérea, ficará o terminal Central que receberá linhas de ônibus e terá passarela para ambos os lados da avenida e para a estação do metrô.
Trólebus continuara na rua Trocari
O Norte será implantado na rua Trocari, onde funcionava o terminal desativado 15 dias atrás, e manterá a linha 3160, operada por ônibus elétrico. Todavia, terá dimensões reduzidas já que parte do terminal anterior será transformada em pistas de rolamento da avenida. Também terá uma passarela ligando as ruas Trocari e Limeira. Já o Sul ficará entre a Anhaia Mello e a rua Correia Barros.
Por Renato Lobo