SPTrans

Consórcio Leste 4 no topo do ranking de multas e má prestação de serviço

Consorcio Leste 4 liderá queixas em SP - Imagem de Adamo BazaniNovo capitulo da novela do Consórcio Leste 4. Mais uma vez o consórcio que opera linhas da zona leste de São Paulo, incluído os trólebus está envolvido em denuncias de má prestação de serviços. Desta vez não são apenas denuncias, mas dados da propria SPtrans.

De acordo com reportagem do jornal “Folha de São Paulo” e do “Agora São Paulo”, em 2012, proporcionalmente, o Consórcio Leste 4 foi o que mais apresentou problemas e o que mais recebeu multas. Ao todo foram 16 mil 852 multas administrativas para as empresas do Consórcio, que juntas possuem 1 mil 37 ônibus. A média é de 16 multas por ônibus.

Entre as principais queixas são infrações graves como descumprimento de horário, descumprimento de intervalo entre as partidas, com multas de R$ 360 a cada infração, e falta de limpeza nos ônibus. Aparece também irregulariedade na documentação dos ônibus, veículos que quebram constantemente e alta velocidade.

Em resposta, o O SPUrbanuss, que é o sindicato que representa as empresas de ônibus da Capital Paulista, disse que problemas externos como obras, acidentes e congestionamentos interferem na qualidade da prestação de serviços. Já a SPTrans afirma que os corredores de ônibus projetados para as avenidas Radial Leste, Líder, Itaquera e Aricanduva devem melhorar a situação dos serviços.

Histórico de problemas

Em março de 2011, o promotor de Justiça da Cidadania, Saad Mazloum, ajuizou uma ação civil pública (aceita posteriormente pela justiça) contra o Consórcio devido a má prestação de serviços e suspeitas de irregularidades, como confusão jurídica entre empresas de ônibus e cooperativas. O promotor falou em até lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.

Por Renato Lobo | Imagem de Adamo Bazani do Blog Ponto de Ônibus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus