SPTrans Trólebus

Confirmado: SP terá 60 novos trólebus, 50 com marcha autônoma

Terminal Carrão - trólebus BRT - Por Ricardo MilaniA noticia que todos aqueles que torcem pelo sistema trólebus em São Paulo sobre novos veículos, foi confirmada pela montadora de tração elétrica, a Eletra: São Paulo terá não apenas 50, mas 60 novos trólebus. De acordo com nota da empresa os veículos serão entregues até setembro deste ano.

A informação já havia sido confirmada tanto pela Caio, quanto pela Scania que vai fornecer parte o a totalidade destas 60 unidades.

Este contrato prevê a produção de 50 trólebus de 15 metros, com chassi Scania e carroceria Induscar/Caio. Esses veículos contam com motor de tração WEG – tecnologia e componentes 100% nacionais – e dispõem da marcha autônoma, que dá autonomia ao trólebus andar sem estar conectado da rede aérea:. “Quase todas as ocorrências que interrompem a rede são por trechos de no máximo três quilômetros. Além de evitar a interrupção do sistema, os trólebus com autonomia evitam a eletrificação das garagens já que podem se locomover sem rede”, conta Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.

Cada trólebus com o sistema autônomo custa cerca de R$ 950 mil. O total do contrato com a Eletra é de R$ 13,6 milhões.

Mais trólebus de 12,5 m

O que chama a atenção é a adição de 10 trólebus de 12,5 m, com chassi Man e carroceria Induscar/Caio, estes sem o sistema autônomo. O veículo tem capacidade total para 96 passageiros.

Vida longa ao trólebus, modal 100% ecológico.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus