A cidade de Ribeirão Preto, 336 km da cidade de São Paulo aparece como um dos municípios em que menos se usa transporte público. Enquanto na média nacional é de 70% da população brasileira que se locomovem de transporte coletivo, de acordo com a ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, na cidade que já teve um sistema de trólebus é apenas de 32%, de acordo com a Empresa de Trânsito e Transporte da cidade.
Para reverter o quadro, a adminitração municipal quer estimular a população a usar ônibus, com uma série de obras viárias planejadas para aumentar a velocidade dos coletivos e tornar os custos de operação menores e os serviços mais atrativos.
Do pacote de R$ 33 bilhões do PAC para mobilidade, do habitação governo federal destinados a pavimentação e saneamento, Ribeirão Preto vai contar com R$ 310 milhões. Deste total, R$ 278,8 milhões serão para obras de mobilidade, em especial para transporte coletivo.
Os planos prevêem até 56 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, para aumentar a velocidade dos veículos e privilegiar os usuários. Oito estações de ônibus, dois terminais urbanos e nova sinalização para esta estrutura ou mesmo em vias onde não haverá corredores também serão implantados.
Pontes, viadutos, 282 abrigos de ônibus e revitalização das calçadas também fazem parte dos projetos. Além do dinheiro do PAC, o município vai suar recursos próprios e do Governo do Estado.
A prefeitura estima que em 30 meses concluirá as obras.
Por Renato Lobo