VLT

Obras do VLT da baixada Santista podem começar em 30 dias

Obras VLT de SantosAs obras do tão esperado VLT de Santos podem começar em um mês, se caso não houver contestação dentro de cinco dias. O consórcio que fará as obras da primeira etapa do Veiculo Leve Sobre Trilhos será o Expresso VLT Baixada Santista, formado pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda. O nome do grupo foi anunciado nesta sexta-feira.

“É o tempo necessário para tomar as providências, mobilizar gente e maquinário para o canteiro de obras”, frisa o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior.

O consórcio que venceu a licitação apresentou o menor preço entre os cinco participantes da concorrência pública: R$ 313,5 milhões. Foi o determinante para ter o direito a executar a fase que vai de Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, ao todo 9,5 quilômetros de extensão.

Com exceção dos trens e de todo sistema de sinalização e energia, que já foram adquiridos, o consórcio terá a obrigação de implantar todos os detalhes previstos no projeto. “Via permanente, rede aérea, o alargamento do túnel, as nove pontes de transposição. Fará toda a infraestrutura necessária para o VLT, incluindo as edificações, obras de arte, a demolição do viaduto Emmerich, a construção do novo viaduto e as estações”, explica o diretor-presidente da EMTU.

A segunda etapa da obra, que vai da Avenida Conselheiro Nébias até o Valongo, será feita outra licitação. O trecho de sete quilômetros, passando pelo Porto, está em fase de licenciamento ambiental.

“A nossa estimativa é que até maio se publique o edital desse segundo trecho, estimado em R$ 250 milhões”, diz o representante da EMTU.

Por Renato Lobo, com as informações de “Jornal A Tribuna”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus