Mais projetos de VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos) estão na ordem dia em futuras obras de mobilidade, e como se trata de um modal não poluente, destacamos aqui no Via Trolebus. Desta vez falaremos de futuro VLT de São José do Campo, cidade que fica cerca de 94 km de distancia da capital paulista.
O Governo Federal autorizou a destinação de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento de Mobilidade, para projetar e construir a primeira etapa do VLT na cidade. A liberação dos R$ 800 milhões para o projeto foi anunciada nesta quarta-feira pela presidenta Dilma Rousseff em reunião do Ministério das Cidades com prefeitos e governadores no Palácio do Planalto.
O projeto do VLT em São José dos Campos foi retomada pela administração atual e passou por uma reformulação visando garantir sua viabilidade. “Desde o fim do ano passado temos feito um grande esforço junto ao governo federal para adequar a proposta a moldes que sejam possíveis de ser atendidos pelo PAC. Assim conseguimos separar a proposta em módulos e reduzir os custos de projeto”, relembra o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida.
Trajeto
O VLT deve partir da zona Sul da cidade, começando na região dos bairros D. Pedro II e Campo dos Alemães, passando pela região do Bosque dos Eucaliptos e Satélite até a altura da Via Dutra, em frente ao Vale Sul Shopping, em um trajeto de cerca de 15 km. A partir de então, a meta do governo é interligá-lo ao Centro e posteriormente à região Leste.
Nesta primeira etapa, no trecho Sul, a população atendida direta e indiretamente é de 215 mil habitantes. A capacidade estimada do sistema pode atingir até 200 mil passageiros por dia. Os veículos devem atingir a velocidade de 80 km/h, sendo que 30 km/h será a velocidade comercial. Os trens terão 2,65 m de largura em média, com capacidade aproximada 400 passageiros/veículo. A estimativa é de 13 mil passageiros/hora nos horários de pico.
As obras podem durar 4 anos.
Por Renato Lobo