EMTU VLT

Corredor de ônibus de Osasco e VLT de Santos terão R$ 600 mi do Governo Federal

VLTAinda falando sobre verba federal para obras de mobilidade urbana no estado de São Paulo, o governo federal autorizou nesta quarta feira (6) um financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Cerca de R$ 600 milhões vão custear o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista e o corredor de ônibus entre Osasco e Jandira, na Grande São Paulo. O anúncio foi feito após visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à presidente Dilma Rousseff.

VLT de Santos

Com a previsão para inicio das obras em abril, o primeiro trecho do VLT terá 11 quilômetros de extensão e ligará o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. O segundo trecho, com 6 quilômetros, vai da Conselheiro Nébias até o Valongo e começará a ser feito em junho. O projeto total prevê, ainda, mais 24,3 km de linhas de VLT e a reestruturação do sistema de ônibus intermunicipais.

Quando estiver pronto, o VLT ligará Santos, São Vicente e Praia Grande por meio de sistema de transporte sobre trilhos de média capacidade. A expectativa da EMTU é de que 23% dos ônibus sejam retirados das ruas.

Ônibus.

O outro projeto selecionado foi o Corredor Itapevi-São Paulo, que terá 30,4 km e passará por Jandira, Carapicuíba, Osasco e Butantã, zona oeste.

Por Renato Lobo, com as informações de “Agência Estado”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus