Ainda falando sobre as metas da nova administração municipal, a maior cidade brasileira pode ganhar 400 km do que a prefeitura chama de “vias cicláveis”. As metas foram apresentadas na manha desta terça-feira (26) e devem ser atingidas até 2016, claro que se a prefeitura cumprir com o combinado.
No entanto o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad não deu detalhes de como serão estas vias, se as faixas serão de fato separadas do trafego de carros e servirão para o transporte dos ciclistas, ou se serão apenas para lazer, como o projeto das ciclofaixas de seu antecessor, Gilberto Kassab.
Dias atrás Haddad afirmou que a cidade teria um plano para melhorar as condições de segurança para ciclista na cidade, depois de queixas de usuários de bicicleta com o atropelamento de um jovem que perdeu um braço na Avenida Paulista:
“Nós temos a missão de fazer um plano mais bem acabado de comunicação”, afirmou o prefeito. “Nós temos mais de mil mortes por ano de motociclista e ciclistas na cidade de São Paulo. O problema é muito mais amplo. Uma campanha de comunicação é importante e uma maior gestão do trânsito para que a cidade volte a respirar e que o pedestre e o ciclista se sintam mais seguros.”
Por Renato Lobo