CPTM

CPTM adotará licitação internacional para a compra dos 65 novos trens

7000 - Imagem de Wesley SouzaA novela dos 65 trens novos da CPTM parece que ainda vai longe. A estatal está reformulando o edital para uma licitação internacional. A medida foi adotada após 4 adiamentos de entrega de proposta e no fim, apenas uma empresa entregou (CAF) porém com valor acima do orçamento estimado e foi desclassificado. Os valores não foram informados. Os 65 trens serão compostos por oito carros, totalizando 520 carros. Essa é a maior encomenda de trens elétricos do país.

A CPTM, informou em nota que “optou por alterar a modalidade da licitação, tornando-a internacional, ampliando para que outros novos fornecedores possam participar oferecendo preços mais baixos”.

A companhia informou ainda que o novo edital está em fase de conclusão e deverá ser publicado em breve, sem citar previsão de data.

O fato da indústria nacional apresentar somente uma proposta e acima do valor de referência foi recebido com surpresa (desagradável) pelo Estado e incomodou o governador Geraldo Alckmin. “Belicosa, jocosa e estranha”, assim define o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a maneira como a indústria fez a proposta.

O Governo fez um levantamento e constatou que pelo menos 6 empresas estrangeiras estariam interessadas, dentre elas a CAF da Espanha e a francesa Alstom. O governo espera, antecipando os pagamentos aos fornecedores, que parte dos trens seja entregue ainda no governo Alckmin, que encerra no final de 2014.

Os trens que a CPTM pretende comprar são de aço inoxidável, com oito carros cada – sendo quatro carros motores e quatro carros reboques alternados; e passagem livre entre eles. A aquisição estava dividida em dois lotes, sendo um com 30 trens e outro com 35.

Por Caio Lobo | Imagem de Wesley Souza

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus