Antes da inauguração da Linha 4 – Amarela, a frase mais usada pelo governo do estado, na tentativa de tranquilizar a população sobre a lotação na rede metroviária paulistana, era que com a abertura do ramal amarelo, antigas estações teriam diminuído o fluxo de passageiros.
Ainda que possa parecer insignificante, os números do metrô indicam que de fato ouve a tal reacomodação. Ao todo 8 estações estão nesta lista:
A famosa Estação da Sé, nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Em 2012, passaram pela linha de bloqueios 80 mil pessoas por dia em média, 2 mil a menos do que no ano anterior. Conexão entre o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Linha 3-Vermelha, a Estação Brás também teve redução de passageiros: de 112 mil para 109 mil por dia útil.
Outras estações que compões a lista estão a Vila Madalena, na Linha 2-Verde, antiga conexão com a ponte orca, que levava os passageiros para a Linha 9 da CPTM. A Pedro II, na Linha 3-Vermelha, que registrou de 26 mil para 25 mil. Aliás, Pedro II parece até um elefante branco, uma grande estação com um fluxo bem baixo. Mas, sabemos que os antigos projetos indicavam a chegada de um ramal adicional na parada, vide a plataforma subterrânea existente na estação.
A Estações Corinthians-Itaquera, Penha, Anhangabaú e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha, também tiveram menos passageiros no ano passado. Em parte dessas estações, segundo o Metrô, a perda de passageiros ocorreu por causa da integração gratuita entre Metrô e CPTM em certos horários do dia, iniciada em outubro. A rede metroviária tem 64 estações e transporta 4,4 milhões de passageiros diariamente, em média.
Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado De São Paulo”