Mobilidade Urbana

Transporte clandestino toma conta de São Gonçalo

O transporte clandestino voltou de vez à cidade de São Gonçalo, no Grande Rio. Tudo isto devido a uma promessa de campanha do atual prefeito. Neilon Mulim, que deixou de reprimir as vans e kombis pela cidade. E a clandestinidade foi além, foi aprovada na Câmara Municipal a Subsecretaria Municipal de Transporte Complementar.

“A volta das vans é um lamentável retrocesso no transporte público no Grande Rio, na véspera dos grandes eventos internacionais. Estão ressuscitando uma questão que já estava superada com a regulamentação do serviço à custa de muita luta e determinação. É uma balela alegar que o transporte será complementar, porque os donos de vans só admitem circular em vias principais onde há demanda de passageiros. É trazer de volta às ruas a máfia das vans, responsável por dezenas de mortes”, afirma o presidente do Detro, Rogério Onofre, acrescentando que o órgão não vai admitir a volta das vans e que vai reprimi-las com rigor.

Já o prefeito de São Gonçalo reconhece que vai regulamentar o transporte alternativo para cumprir um compromisso de campanha, mas ressalta que a legalização será feita com disciplina: “A secretaria de Transportes está fazendo estudos para identificar os bairros do município onde o transporte coletivo é deficiente, principalmente à noite. Inicialmente, o transporte será implantado nestes bairros e não vamos trabalhar com cooperativas. Todos os veículos legalizados terão que dispor de um assento para idosos e pessoas com deficiência”, afirma Mulim.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus