Mobilidade Urbana

Primeira favela do Rio de Janeiro ganhará teleférico

Depois do bem sucedido teleférico no Complexo do Alemão, a Prefeitura do Rio de Janeiro pretende inaugurar outro teleférico em maio. O local escolhido foi o Morro da Providência, que foi a primeira favela carioca.

Com três estações, 16 gôndolas e capacidade para transportar mil pessoas por hora, ele custou R$ 75 milhões e faz parte de um pacote de R$ 163 milhões em obras do programa Morar Carioca Providência, conduzido pela Secretaria municipal de Habitação. As cabines vão ligar a Central do Brasil à Cidade do Samba, passando pela Providência, num percurso reto de 721 metros. Toda a tecnologia é da empresa alemã Doppelmayr, responsável pela manutenção dos bondinhos do Pão de Açúcar.

Cada morador terá direito a 2 viagens gratuita por dia. Estima-se que 6.000 pessoas moram na comunidade. Turistas e visitantes terão de pagar. O valor ainda não está definido, e a SuperVia é cotada para assumir a operação. Se houver demanda, o teleférico está projetado para ter 45 gôndolas, transportando três mil pessoas por hora. Apenas 29% dos reassentamentos já foram feitos. Também está prevista a construção de um plano inclinado, que poupará os moradores das partes mais altas da favela a vencerem os 104 degraus da escadaria mais famosa do morro, na Praça Américo Brum.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus