Conforme postamos aqui no Via Trolebus, foi realizada na capital paulista a primeira audiência pública sobre a licitação para escolher as empresas ou consórcios que irão operar o sistema de ônibus na cidade de São Paulo (relembre aqui). A prefeitura divulgou um material que mostra quais são as diretrizes deste edital. Separamos alguns pontos importantes:
Publicação do edital sai este mês
De acordo coma secretaria municipal dos transportes, o edital sai dia 25 de fevereiro . Já a entrega e a abertura dos envelopes acontece no dia 28. Devem ser revistas a maneira com que as linhas de ônibus serão distribuídas, de maneira integrada, sendo que as linhas serão seccionadas em terminais locais, diminuindo a quantidade de ônibus até o centro da cidade, mas sem prejudicar a oferta de viagens, pelo menos é o que garante Jilmar Tatto.
Uma novidade é que serão elaborados três lotes dentro das oito áreas operacionais do município de São Paulo, sendo lote Leste, Sul e Noroeste. A alegação da prefeitura é para “facilitar o equilíbrio econômico entre lotes”
Novos terminais
A Rede Atual contem ao todo 29 terminais e 130 km de faixas exclusivas de ônibus. A meta é que no ano de 2016 o número de terminais suba para 42 e a extensão de corredores de ônibus seja 280 km, contando os 130 antigos que devem ser requalificados. Já para 2020 as projeções da SMT prevê 50 terminais e 430 km corredores.
Sobre a frota
Não há grande novidades sobre o padrão da frota no sistema paulistano: minionibus, micro-ônibus, micrões (midionibus), ônibus convencional básico, ônibus padrão, articulado e ônibus biarticulado.
Baixe aqui as diretrizes da nova concessão
Por Renato Lobo