SPTrans

Jilmar Tatto quer troca do sistema do Bilhete Único antes de licitação

A Prefeitura de São Paulo quer que as empresas troquem as máquinas usadas para o Bilhete Único antes da licitação, que deve ocorrer no fim de fevereiro, conforme informamos aqui (veja aqui).

De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, acelerar a mudança dos chamados validadores é importante para garantir a implantação do Bilhete Único Mensal ainda em julho e permitir funcionalidades como uso do débito automático, leitura biométrica e uso da internet para recargas.

As mudanças dependem da troca destes validadores e que a fabricação deles pode levar até 4 meses. Segundo Tatto, empresas que investirem na modernização e não vencerem a licitação poderão ter o dinheiro de volta.

“Nós vamos obrigar as empresas a comprarem no primeiro semestre. Vamos dar garantia. Se acontecer de não ficarem no sistema, de forma contratual, a gente faz com que esse contrato seja passado para o outro. Para que não haja prejuízo”, disse Tatto.

Com as mudanças, a Prefeitura espera ter “controle on-line do sistema”. Do ponto de vista do usuário, a possibilidade de carregar o bilhete na catraca é uma forma de evitar filas. O secretário afirma que a Prefeitura fará um convênio com o banco e cada cliente poderá ter debitado em sua conta tudo que gastar no Bilhete Único. Este é um grande passo para que a cobrança nos ônibus seja apenas por bilhete único e retirando os cobradores dos ônibus.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus