Durante a solenidade de assinaturas do contrato das obras do trecho Norte do Rodoanel, o tema Ferroanel voltou a pauta.
A execução do trecho norte do Ferroanel de São Paulo juntamente com a construção do trecho norte do rodoanel ainda aguarda parceria entre os governos do Estado e federal. O governo federal vai conceder o contorno ferroviário da capital paulista para a iniciativa privada em julho, mas deve contratar o governo de São Paulo para adiantar os licenciamentos ambientais e desapropriações permitindo que a obra ande em paralelo com o rodoanel.
De acordo com o Ministro dos Transportes, algumas etapas ainda precisam ser vencidas até que os contratos sejam assinados. Já a Dersa, espera a assinatura do contrato e a liberação da verba do governo federal para que possa fazer o licenciamento ambiental do trecho que abrigaria também o Ferroanel. “Continuamos conversando com o Ministério dos Transportes e com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), mas isso depende mais deles do que da gente”, afirmou Laurence Casagrande Lourenço.
O presidente da Dersa ressalta que o andamento conjunto das obras geraria economia de R$ 1,5 bilhão para a construção do Ferroanel, já que haveria aproveitamento de licenças ambientais e menor necessidade de desapropriações.
Por Caio Lobo