TAV

Edital já saiu e o local da estação do TAV em SP ainda não esta definido

Um grupo de estudo que engloba as esferas municipais, estaduais e federais estudam onde será a futura estação do TAV na cidade de São Paulo.
O governo federal quer que seja no Campo de Marte. Já o estadual defende que ele seja na estação Água Branca que receberá as linhas 7 e 8 da CPTM e a 6 do Metrô e as futuras linhas de trens regionais.

Segundo Bernardo Figueiredo, presidente da EPL, na Água Branca há limitação de espaço e no Campo de Marte não há articulação prevista com metrô e rede de transportes metropolitanos.

Figueiredo crê que uma estação com vários modais é atrativo.

Há uma faixa entre a Lapa [região oeste] e a Luz [região central], cortada pela ferrovia, que tem espaços que podem abrigar essa estação”, diz.
Figueiredo ainda lembra que a chegada do TAV em São Paulo depende da travessia do Rio Tietê.

“Precisa passar duas vezes [por baixo do rio], mas já verificamos que isso não será um problema técnico. As dificuldades serão os trechos em que já há metrô. Nesses casos, precisam ser feitos túneis ainda mais profundos”, diz.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de SP, Jurandir Fernandes, a escolha será feita pelo governo federal, mas a intenção é que os projetos dos trens regionais e do trem bala tenham estação conjunta.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus