Usar bicicleta como meio de locomoção, além de ajudar na melhora do trânsito, já que só o que se vê por ai são carros, ajuda na poluição do ar. Mas um novo modelo promete ir alem. De acordo com publicação do Inhabitat a bike após o acionamento das pedaladas, geram energia para o funcionamento de um filtro de ar instalado.
O conceito foi desenvolvido para os ciclistas de Pequim, cidade que enfrenta preocupantes índices de poluição atmosférica. O designer britânico criou o protótipo para incentivar os habitantes da capital chinesa a andarem de bicicleta da maneira mais saudável possível, já que pedalar por lugares muito poluídos pode acabar comprometendo o desempenho do corpo.
O mecanismo criado por Hope que purifica o ar é simples: as pedaladas geram eletricidade suficiente para alimentar um pequeno gerador, que purifica o ar. As impurezas ficam armazenadas em uma lata de lixo acoplada na parte traseira da bicicleta. A partir daí, o ar puro é separado e direcionado a um tubo, conectado a uma máscara de gás que deve ser fixada ao capacete.
Embora o ciclista fique com um visual bem estranho, a invenção de Hope é uma boa saída para regiões que sofrem com a poluição extrema. A bike capaz de fabricar ar limpo ainda não tem data para chegar ao mercado.
Por Renato Lobo