Com apenas 6 estações em funcionamento, a Linha 4 – Amarela hoje é uma das movimentadas do sistema. Na estação Pinheiros, é comum ver pessoas não conseguirem desembarcar do trem antes das portas fecharem devido ao excesso de pessoas.
Preocupada com a segurança dos usuários, a concessionária que administra a linha, a ViaQuatro, está orientando os passageiros que, caso não consigam desembarcar, desçam na próxima com mais calma e retorne gratuitamente.
A mensagem diz: “Não impeça o fechamento das portas. Se não conseguir desembarcar na estação de destino, siga até a próxima estação e retorne gratuitamente”.
Na estação Sé e Palmeiras/Barra-Funda, onde o fluxo é alto, há plataformas centrais, o que possibilita que o passageiro desembarque por uma porta e o que quer adentrar entre por outra. Na Linha 4 não existe esta plataforma.
Com esta orientação, caso o passageiro esteja indo sentido Butantã e não consiga descer na Paulista, terá que seguir até a Faria Lima. É um longo trajeto entre as 2 estações e ele terá que fazer este trajeto tanto na ida quanto na volta. Para quem tem pressa e horários como todo paulistano, difícil crer que os passageiros adotem esta prática.
Por Caio Lobo