A Supervia começou a testar um novo sistema operacional que pretende reduzir acidentes e intervalos entre trens. O sistema está sendo testado no ramal Deodoro.
Se o maquinista, por exemplo, passar da velocidade permitida no trecho, o sistema manda ele parar. Hoje, o controle é feito no olho, ou seja, o maquinista precisa ver o sinal vermelho para frear.
“Se viesse um trem lá, e eu não tivesse esse equipamento, o maquinista estivesse errado, ele poderia ter um choque. Hoje eu não faço essa operação. Com esse equipamento, eu já posso fazer o trem vir, porque eu tenho certeza que o trem vai parar”, explica o diretor de operações da SuperVia, João Gouveia Ferrão Neto.
Esse novo sistema também irá diminuir a chance de acidentes e com isto, os trens poderão trafegar um mais próximo do outro, diminuindo a espera nas plataformas.
“Hoje, no ramal central de Deodoro, temos o limite de seis minutos, de um intervalo entre um trem e outro, e devemos passar para três minutos. Isso significa que nós fazemos dez trens por hora em cada linha, e podemos fazer 23 por hora em cada linha”, ressalta João Gouveia.
O novo sistema deve estar em pleno funcionamento no ramal Deodoro em março. No restante das linhas, a previsão é até o fim do ano. A diminuição dos intervalos, porém, está prevista para 2014 que é quando a SuperVia receberá novos trens.
Por Caio Lobo