Em 2012, o uso de celulares tocando música em volume que atrapalham os outros usuários aparece como reclamação número 1 no ranking da CPTM. De acordo com levantamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, no ano passado a infração (que é proibida por lei) corresponde a 21,6% das mais de 21 mil reclamações feitas pelo serviço SMS-Denúncia. Mas este delito teve queda de 5,5% no total de denúncias em relação ao ano anterior.
Já o comércio ambulante dentro dos trens aparece com 15,1% e comportamento inadequado, como por os p´[es nos bancos ou sentar no chão do trem, e até não dar lugar para mulheres e idosos aparece com 14,9%. A prática também teve queda de 2%. Já as reclamações de vendedores ambulantes, teve um aumento de 2,2% em comparação ao ano de 2011.
Como denunciar
Suas reclamações podem ser enviadas por mensagem de texto no número 97150-4949, não é necessário nenhum tipo de identificação. A CPTM também disponibiliza o telefone 0800/055/0121, do Serviço de Atendimento ao Usuário, 24 horas por dia.
É importante que o denunciante coloque na mensagem o maior número de informações possível, como o tipo de infração, as características do autor, a linha onde está viajando, o número do carro, o sentido da composição e a próxima estação.
Por Renato Lobo