Mobilidade Urbana

Motoristas da Jabour cruzam os braços no Rio de Janeiro

Funcionários da Viação Jabour, no Rio de Janeiro, cruzaram os braços nesta segunda feira, dia 14 de janeiro. Entre os serviços atingidos estão o do BRT TransOeste, que liga Santa Cruz e o bairro da Tijuca.

A empresa Jabour opera 39 linhas de ônibus com cerca de 700 veículos. Deste total, apenas 82 saíram da garagem, segundo o Sintraurb, o sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus no Rio de janeiro.

O sindicato da categoria afirma que os trabalhadores protestam contra o não pagamento de horas extras, jornadas excessivas de trabalho e dupla função não permitida em várias linhas, quando o motorista também faz o papel do cobrador. Cerca de 500 funcionários da empresa bloquearam a saída da garagem que fica em Senador Vasconcelos.

Além disto, os trabalhadores exigem mais sinalização e segurança no BRT. Neste trecho estavam previstos hoje 44 ônibus da Jabour, mas só cinco saíram do pátio. No dia 28 de janeiro será realizada uma assembleia que pode definir uma greve geral da categoria no Rio de Janeiro por salários e melhores condições de trabalho.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus