Em 2013 o novo prefeito de São Paulo terá seu primeiro abacaxi para descascar, em uma área já bem problematica da cidade: O transporte público. Neste ano deve vencer boa parte das permissões das empresas de ônibus cujo os contratos foram firmados em 2003. Haddad contará com o novo secretário de transportes, Jilmar tato, não tão novo assim: Ele ocupou o mesmo cargo na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy. Realizou bons feitos a mobilidade como o Bilhete Único e algumas faixas exclusivas de ônibus.
Entretanto deixou a desejar em transportes com combustíveis mais limpos, como os trólebus, sendo que mais da metade da frota foi desativada, sendo que parte dela não tinha nem 5 anos de uso. Tatto teve uma certa aproximação com cooperativas de transportes coletivos em São Paulo, havendo até investigações em torno de suspeitas de irregularidades, como favorecimentos. Todavia nenhuma das supostas irregularidades foi comprovada, apesar dos indícios.
O secretário municipal de transportes se reuniu no começo do mês com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo, Isao Hosogi, o Jorginho, este que fez uma série de exigências a Tatto, como a criação da Garagem-Escola, construção de banheiros nos pontos finais e iniciais e reestruturação administrativa da SPTrans para evitar o que o sindicato considera “abuso na atuação e punição por parte de alguns fiscais”.
Tatto garantiu na reunião que a licitação dos transportes na Capital sai este ano,no entnato não sabe se todo o sistema será licitado.
Jorginho afirmou também que na gestão do Gilberto Kassab os transportes “pioraram muito” e que 60% dos passageiros estão descontentes com os serviços de ônibus municipais.
Por Renato Lobo, com as informações de “Blog Ponto de Ônibus”